A um tempo atrás fiz uma pesquisa sobre o Google Indoor Maps, agora compartilho com você o que aprendi. Espero que goste…
O que é
Recurso para visualização do interior (planta baixa) de grandes prédios de acesso público, como shopping centers, aeroportos, estádios de futebol.
A ferramenta insere plantas baixas, que são mapas internos de estabelecimentos, em locais de grande circulação no Google Maps. A ferramenta já possui mais de dez mil locais detalhadamente mapeados em outros 19 países no mundo.
No Brasil, o Google Indoor Maps mostra os mapas de aeroportos, estádios de futebol e shopping centers; são mais de 100 estabelecimentos no total. Estádios de futebol como o Maracanã (Rio de Janeiro), Mané Garrincha (Brasília), Mineirão (Belo Horizonte), Arena Fonte Nova (Salvador) e Castelão (Fortaleza), foram mapeados. Dentro os aeroportos, estão Guarulhos e Congonhas (São Paulo), Santos Dumont (Rio de Janeiro), Afonso Pena (Curitiba), Salgado Filho (Porto Alegre), Juscelino Kubitscheck (Brasília), entre outros.
Link para ver a lista completa: https://support.google.com/gmm/answer/1685827
Utilidade
A planta baixa de um estádio de futebol, por exemplo, poderá ajudar um torcedor a encontrar o setor no qual está sua cadeira, escadas, bebedouros, banheiros, estacionamento, entre outros.
Link para o serviço
https://www.google.com/intl/pt-BR/maps/about/partners/indoormaps/
Implementação
O recurso já está disponível para o Google Maps do desktop e de dispositivos móveis Android e iOS, não exigindo nenhuma atualização. Basta utilizar o serviço normalmente, fazendo a busca pelo local desejado no Maps. Como a maioria destes locais têm mais de um piso, é possível ver o que há em cada um deles, alternando o andar em uma barra que fica na lateral direita da tela.
Submeter uma planta baixa
Usando um computador, acesse maps.google.com/floorplans e clique em “Adicionar uma Planta Baixa Agora”, faça o upload de uma planta baixa (os formatos de arquivo aceitos são .gif, .tif, .jpg, .png, .bmp, .pdf), insira o endereço para o qual deseja adicionar a planta. Por padrão, o “alfinete” fica localizado na rua, que às vezes não corresponde ao local real, então arraste ele até o centro do prédio.
Em seguida, insira mais informações, como o nome do prédio, número de andares e, se for o caso, o número do andar dessa planta que você está enviando. Selecione o arquivo da correta e clique em “Fazer o Upload Deste Andar”.
O próximo passo é alinhar a planta baixa com a vista aérea do edifício no Google Maps! Para isso, use elementos notáveis de sua planta baixa (cantos ou formatos especiais) na metade esquerda da tela e tente correspondê-los da melhor maneira possível. Não se esqueça de fazer a correspondência de cada alfinete com o elemento certo e clique em “OK”.
A planta baixa aparecerá sobreposta à vista aérea como será visualizada, mas se você encontrar algum erro, ainda poderá retornar e alterar estes quando quiser apenas movendo os alfinetes (clique em “Aceitar” quando terminar). Após isso, sua planta será analisada pelos técnicos da Google Indoor Maps e, uma vez aprovada, será disponibilizada a todos os usuários do Google Maps.
– Abaixo link contendo as diretrizes para submeter uma planta baixa:
https://support.google.com/gmm/answer/1711534?ref_topic=3100918&p=gmm_guidelines&rd=1
Empresas
Para que a empresa apareça em estabelecimentos como o shopping elas devem ser cadastradas por meio do Google Meu Negócio.
Link: http://www.google.com/business/
Codigo Fonte Projeto
https://github.com/vilmarbfilho/samplegoogleindoor
Download APK
Link: https://www.dropbox.com/s/wd9r4rg5f63445a/app-debug.apk